Guia de conhecimento aparador

Já tem nas suas mãos o seu novo aparador multifunções. Para que se torne num cúmplice eficaz do seu look, é necessário primeiro dominá-lo e seguir algumas regras base.

Quer seja para um novo corte de cabelo, aparar a barba ou aparar os pelos do corpo, descubra como utilizá-lo de forma adequada.

single

Esteja preparado!

Antes de inciar qualquer tarefa, certifique-se de que tem todo o material necessário: o seu aparador eléctrico – que carregou durante pelo menos 8 a 12 horas antes da sua primeira utilização – os respetivos acessórios, uma tesoura, um pente, uma toalha de rosto e um espelho. Tudo a postos? Antes de ligar o seu aparador, leia atentamente o manual de instruções do seu aparelho e siga os conselhos indicados.

Escolha do pente de corte

O pente de corte, que se encaixa na lâmina do aparador, permite ajustar o comprimento do cabelo ou do pelo a cortar. Mas qual escolher? Como principiante, nunca arrisque e comece pelo pente maior.

Após uma primeira passagem, volte a ajustar a altura de corte progressivamente. Saiba que existem aparadores com pentes ajustáveis. Muito práticos para ajustar a altura de corte sem substituir o pente com um simples botão.

Consoante os modelos, a altura de corte pode variar entre 3 a 45 mm para os aparadores de cabelo e de 0,5 a 25 mm para os aparadores de barba.

talon

A título indicativo para os aparadores de cabelo clássicos:

POSIÇÃO DE REGULAÇÃO COMPRIMENTO OBTIDO
1 1.5 mm
2 3.5 mm
3 5.5 mm
4 7.5 mm
5 9.5 mm
6 11.5 mm
7 14 mm
tondeuse01

Preparação: antes de cortar o cabelo…

Porque seria uma pena ter de parar a meio da sessão por falta de bateria, mais vale confirmar antes de começar. Desta forma, para simplificar a tarefa, aqui está um pequeno resumo das precauções a tomar antes de começar:

 

  • Verifique o estado da bateria, carregue, se necessário,
  • Lave o cabelo antes de começar e seque-o na sentido do corte final desejado,
  • Proteja a sua roupa com uma toalha sobre os ombros, como no cabeleireiro,
  • Fique em pé em frente a um espelho, se pretender cortar o cabelo a si mesmo, opção reservada àqueles que já possuem esse hábito,
  • ou
  • Sente-se confortavelmente numa cadeira, se for outra pessoa a cortar o seu cabelo: deve poder ver o topo da sua cabeça por forma a identificar os buracos e altos muitas vezes localizados junto à nuca,

Mantenha-se calmo, vai correr tudo bem!

tondeuse02

Ação: o corte de cabelo passo a passo

O segredo de um corte regular é ficar bem perpendicular ao crânio, com os dentes do pente ligeiramente para cima e cortar no sentido contrário ao do crescimento do cabelo. O mais comum para um corte de cabelo “clássico” é a utilização de dois pentes diferentes.

 

  • Comece com o corte mais longo, de seguida, continue com o tamanho de corte mais curto para a nuca e as laterais por exemplo. Durante o corte, o aparador elétrico deve estar sempre em movimento.
  • Regularmente, pare para pentear o cabelo e apreciar o resultado. Apare se necessário.
  • Durante o corte, é possível que pequenos cabelos ou pelos se acumulem e possam vir a abrandar o funcionamento da máquina. Desligue-o e use a escova fornecida para remover a sua maioria.
  • Por fim, utilize uma tesoura para aparrar em torno das orelhas, patilhas, nuca. Considere também rapar os pêlos que crescem “em redor”, os cabelos mais curtos na nuca por exemplo, escolhendo o tamanho de corte mais curto… os perfecionistas podem aproveitar esta oportunidade para remover os pelos do nariz e orelhas usando os aparadores de nariz ou multi-uso. Acabamento preciso garantido!
Casos especiais: para cabelos compridos, utilize apenas os pentes maiores e utilize um pente para ajudá-lo ao passar o aparador pelo cabelo. Para um corte total, não necessita de pente!
tete
ciseaux

Aparador de cabelo-barba-corpo, como utilizar

Dependendo do modelo, pode usar um aparador Wet & Dry no duche. Os princípios básicos são os mesmos que para o cabelo. Precisão, consistência e tranquilidade!
homme

Use o seu aparador no sentido contrário ao crescimento do pelo. Escolha um pente que se aproxime do comprimento pretendido, e faça um teste numa área pouco visível. Em seguida, pode afinar o corte após cada passagem, substituindo o pente caso seja necessário.

Para a barba, utilize uma tesoura pequena em redor das orelhas ou patilhas. Defina o tamanho de 3 mm de corte para o famoso efeito de “barba de três dias”. Se quiser remover por completo o pelo de qualquer área do corpo, não escolha qualquer tamanho de pente para cortar o pelo rente à pele. A maioria dos aparadores à prova de água podem ser também utilizados para as zonas do corpo.

talon02

Conselhos de manutenção

Aparadores de barba e cabelo e aparadores elétricos exigem muito pouca manutenção. Lembre-se de alternar os ciclos de carga-descarga dos modelos com bateria. Faça uma limpeza completa da cabeça de aparar usando a escova de limpeza fornecida após cada sessão para impedir que os pelos se acumulem e reduzam a eficácia do aparelho. Depois de cada utilização, unte a lâmina com o óleo lubrificante fornecido.
tondeuse03
Topo da página